Seguidores

sexta-feira, 8 de junho de 2012

AME SEU LEÃOZINHO



A verdadeira história da máxima 'MATANDO UM LEÃO POR DIA'

Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu.
Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um
amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras as
chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de
sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida.
Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios
mas muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios.
Contei um pouco do que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele:
-"Pois é. Empresário, hoje, tem de matar um leão por dia". 
Sua resposta, rápida e afiada, foi:

-"Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele". 
Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente deve ter notado
minha surpresa, pois me disse:
- "Deixe-me lhe contar uma história que quero compartilhar com
você".
Segue, mais ou menos, o que consegui lembrar da conversa: 
"Existe um ditado popular antigo que diz que temos de "matar um leão
por dia". E por muitos anos, eu acreditei nisso, e acordava todos os dias
querendo encontrar o tal leão. 
A vida foi passando e muitas vezes me vi repetindo essa frase. 
Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham crescido e 
precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me lembrava do tal
leão. Afinal, quem não se preocupa quando tem de matar um deles por dia?
Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora de meus filhos
começarem a tocar a firma.
Mas qual não foi minha surpresa ao ver que nenhum dos três estava
preparado!
A cada desafio que enfrentavam, parecia que iam desmoronar
emocionalmente. Para minha tristeza, tive de voltar à frente dos negócios,
até conseguir contratar alguém, que hoje é nosso diretor-geral.
Este "fracasso" me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano
de sucessão?
Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, eu tenho uma suspeita: a culpa
foi do leão. Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o leão tinha
a ver com a história? Ele, olhando para o horizonte, como que tentando
buscar um passado distante, me disse:

- "É. Pode ser que a culpa não seja cem por cento do leão, mas
fica mais fácil justificar dessa forma. 
Porque, desde quando meus filhos eram pequenos, dei tudo para eles. 
Uma educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio
em empresas de amigos. 
Mas, ao dar tudo a eles, esqueci de dar um leão para cada, que era o
mais importante. 
Meu jovem, aprendi que somos o resultado de nossos desafios. Com
grandes desafios, nos tornamos grandes. Com pequenos desafios, nos
tornamos pequenos. 
Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais gratos temos de ser. Por
isso, aprendi a não só respeitar o leão, mas a admirá-lo e a
gostar dele.
A metáfora é importante, mas errônea: não devemos matar um leão
por dia, mas sim cuidar do nosso, porque o dia em que o leão,
em nossas vidas morre, começamos a morrer junto com ele.
Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão. E o que eram
desafios se tornaram oportunidades para crescer, ser mais forte,
e "me virar" nesta selva em que vivemos.
A capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades 
para revelar-se.
 (Pierre Schurmann)

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim,
ele saberá o valor das coisas e não o seu preço". 



23 comentários:

  1. Sandra, hoje estou triste justamente por isso. Poder dar o melhor para um filho é importante para seu futuro, como boas escolas e cursos extras, mas há algo que não tem preço físico que se chama: valor. Um olhar, um abraço, uma palavra pode ser transformadora. Entao matar 1 leao por dia só terá algum valor se mais do que dar de comer, soube dar amor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Os leões nossos de cada dia são os melhores aprendizados que podemos ter na vida, pois sem eles não saberíamos enfrentar qualquer tipo de adversidade que ela nos coloca diariamente. Os desafios conquistados fazem parte do nosso currículo na vida. Um grande beijo e até.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo conselho!Embora já tenha aposentado quase toda a selva, mas como ainda não morri, sempre irá surgir um leão ou outro, mesmo que sejam meio domesticados. Enfim o conselho de amarmos nossos leões é realmente muito bom e vou aplica-lo a meus alunos menos corajosos.
    beijos,
    Léah

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra querida, voltei a postar no meu blog dos gatinhos, te espero por lá!
    bj
    Si

    ResponderExcluir
  5. Linda e importante lição e mensagem!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Tão humanitária e verdadeira! Acredito que quando pensamos em "matar leão por dia" "matar dois coelhos com uma só cajadada" estamos nos matando mesmo! É isso, temos que cuidar deles e de tudo de nossas vidas e futuro. Colocar os jovens para adquirem experiências por si mesmos, deixando-os com as resoluções de seus próprios problemas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Uma belíssima e forte mensagem!
    um ótimo fim de semana para ti.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que história, não só linda, mas muito importante. Até passei aqui agora pro meu marido ler, Sandra.
    Como é importante as atitudes que tomamos na educação de nossos filhos...encontrei aqui um texto para uma ótima reflexão.

    brigada, amiga querida!
    Um beijo enorme e com carinho...

    ResponderExcluir
  9. Vivendo e aprendendo... Agora é aprender a amar e respeitar meu leão. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Querida Sandra, essa mensagem caiu como uma luva para mim.
    Graças a Deus estamos conseguindo conviver e amar nossos leões. A crise está passando e deixando lições.
    Beijos,
    Beth

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra, nossa que lição esse seu amigo nos deu, adorei, preciso urgente dar vários leões p minhas duas filhas, acho que elas estão precisando deles rsrsr adorei, imagino o qto foi legal ouvir essa história pessoalmente, adoro aprender com as pessoas, foi bom aprender com ele através de vc! Abraçosss

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra!!
    Gostei muito do texto e do aprendizado!!
    Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite...Eu nunca quis matar o leão,
    e hoje penso que o Leão se tornou meu
    gatinho, pois ao olhar para o passado,
    construi muito e com muita luta venci!
    Abraços e adorei teu post., reflexão pura!

    ResponderExcluir
  14. Tremendo esse ensinamento...de um ponto de vista bem enriquecedor para alimentar nossa alma. Obrigada querida por suas postagens bem interessantes. bjom.

    ResponderExcluir
  15. Sandra
    Que linda mensagem
    A gente sempre esquece de cuidar do leão.
    Mas hoje tenho a minha gatinha que quase parece um leão, sempre á espreita com as garras para dar o bote, ela quer brincar (rsrsrsrs).

    Queria aproveitar para que dissesse ao seu irmão que hoje fui ao blog e não cosegui acessar.Cai na página Google, consigo ver histórico, fotos mas, não consigo ver nenhuma postagem e nem comentar. Ao lado sai em inglês que ( há um problema em completar esta ação, tente outra vez).Mas diga a êle que vou
    descobrir o que se passa.

    Um bom final de semana
    bjs.

    ResponderExcluir
  16. Lindo adorei o Leão bjus.

    ResponderExcluir
  17. Oi San

    Lindo seu post, eu já conhecia este texto espetacular, mas você deu a ele tratamento especial, ficou ainda mais tocante e significativo aqui em seu espaço aconchegante.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Querida San,
    Que lindo e reflexivo texto!!
    Vou tentar amar o "meu leão" e cuidar muito bem dele...rsrs
    Uma abençoada semana para tí e tudo de melhor
    Beijinhos afetuosos para você e Nina de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  19. Adorei o texto, faz muito sentido. Vamos então cuidar do nosso leão com muito carinho.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Nossa,esse texto está perfeito!
    Realmente não temos que viver como se os obstáculos da vida fossem inimigos que temos de vencer.
    Temos que viver sabendo que os obstáculos da vida é que nos dão as maiores oportunidades de crescer.
    Ameiii,abração San,=)

    ResponderExcluir
  21. Seu texto é muito comovente.
    Eu sempre achei errado essa história de ter que matar um leão por dia para poder sobreviver. Sempre achei que era melhor ser amigo do leão, educar e termos uma boa convivência, depois alguém me falou que isto era acomodação.
    Agora olhando por este lado de não dar o peixe e sim a vara para pesca, eu estava certa.
    Obrigado.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe o seu ♥♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...