Seguidores

sábado, 18 de fevereiro de 2012

4 Hábitos japoneses ...

Abaixo 4 hábitos que eu aprendi depois que vim para o Japão e que levo para o resto da minha vida. São coisas simples, mas que fazem a diferença.

1º Tomar chá verde em proporções industriais

No Japão o 緑茶「ryokucha」 ou chá verde é vendido de diversas formas. Inclusive são feitos bolos, sorvetes, etc, com chá verde.
Hoje em dia os benefícios do chá verde já são bem conhecidos. Ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a pressão arterial, etc. E os japoneses tomam chá verde que nem água. ( Apesar que eu, confesso, não sou muito fã do chá verde...prefiro nosso chá mate Leão)

2º O hall de entrada

O 玄関「genkan」 ou hall de entrada é o local onde devemos deixar nossos sapatos e colocar a surippa para entrarmos na nossa casa ou na casa das outras pessoas. Em alguns lugares como clínicas por exemplo, também utilizam esse sistema.
No Japão você não entra em sua casa e muito menos na casa dos outros com o mesmo sapato que andou na rua. Logo que entra em uma casa existe um local chamado genkan (hall de entrada) onde você deve deixar os seus sapatos e normalmente há uma espécie de chinelo chamado surippa para você colocar e entrar na casa. Outro hábito que no começo eu achava frescura, porém se você pensar bem faz todo sentido. Nós vamos para rua pisamos sabe se lá em que e depois com o mesmo sapato pisamos pela casa toda. Depois muitas vezes andamos descalços pela casa e até mesmo sentamos no chão. Não parece muito higiênico não é mesmo? E não é mesmo! E se tiver criança em casa  é ainda pior, pois elas adoram deitar no chão. Mas para ser sincero o que me fez defender tanto esse hábito não foi nem o fator higiene e sim, o fato da casa ficar limpa por muito mais tempo. Experimente fazer isso em casa. Não entre e não deixe ninguém entrar com os mesmos sapatos da rua. Você vai ver como sua casa vai demorar para sujar.

3º Dizer obrigado mais de uma vez

Para os japoneses, dizer obrigado apenas uma vez não basta!
Quando alguém nos faz um favor,  normalmente agradecemos a pessoa quando ela termina o favor e pronto, a coisa morre aí. No Japão não é bem assim.
Se você fizer um favor para um japonês, ele logicamente vai lhe agradecer quando você terminar. Entretanto se você encontrá-lo daqui a 2 meses por exemplo, provavelmente ele vai se lembrar do favor e vai falar para você “obrigado por ter feito aquele favor aquele dia” .  Acho esse gesto de extrema educação que demonstra a sua verdadeira gratidão para com a outra pessoa. Muitas vezes nós fazemos um favor para uma pessoa e ela nem ao menos agradece, e ainda existem outras que são tão folgadas que ainda pensam “não fez mais que a obrigação”. Com esse hábito simples,  você estará demonstrando que não é ingrato e que não falou obrigado da boca para fora só porque a pessoa tinha acabado de lhe fazer o favor. Em outras palavras você estará dizendo “Ainda me lembro do que você fez por mim e lhe sou grato por isto”.

4º O suvenir

Os japoneses trazem um お見上げ「omiage」ou suvenir para as pessoas próximas sempre que viajam. E este geralmente é algo de comer como biscoitos, balas ou chocolate por exemplo.
Quando soube que no Japão as pessoas trazem um presente para as pessoas próximas sempre que viajam eu pensei: “Não vou fazer isso, imagina se eu comprar presente para todo mundo que conheço sempre que vou viajar, assim vou falir!”. Só que depois de algum tempo, percebi o verdadeiro significado deste gesto. Para começar, este suvenir em japonês se diz  お見上げ「omiage」e não precisa ser nada muito caro, na verdade geralmente é algo simples e de comer como biscoitos, balas, chocolate , etc. Este gesto ajuda a manter o bom relacionamento entre as pessoas e ajuda a fortalecer a amizade. Pense, se uma pessoa está viajando, se divertindo e ainda assim ela lhe traz algo, o que isso significa? Significa que pensou em você, significa que ela pensa nos amigos. Certamente você ficará feliz pois vai se sentir importante para aquela pessoa e além do mais, irá gostar de comer algo diferente de um lugar que de repente você nunca foi na vida. Afinal não é todo dia que se viaja e seus amigos valem mais que umas balas ou chocolate (eu espero que valham)!



それではまた。

Fonte:POR 


86 comentários:

  1. Oi Sandra.
    Amei essa postagem. O meu saudoso pai quando voltou da viagem que fez ao Japão, tirava os sapatos e colocava tapetes por toda a casa.Mas depois pouco a pouco foi retomando ao costume ocidental.
    No mês passado a minha cunhada retornou e me deu uma caixa de biscoitos deliciosos .Costumes delicados.
    Obrigada por mostrar coisas lindas do Japão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Curtiii, interessante... pequenos modos que podem fazer a diferença positivamente!
    Minha mãe vai adorar a ideia do hall para por os chinelos..

    ResponderExcluir
  3. É certo, lembrarei do que fez por mim hoje, Sandra - o que não é incomum - e hoje, te agradeço por isso.
    um abração ENORME

    ResponderExcluir
  4. Interessante saber dos diferentes hábitos.Gostei!!!

    um lindo fds,beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Muito legal conhecer um pouco dos costumes de outros povos, a gente pode agregar algumas coisas e trazer a gentileza, dando valor a coisas simples e a pessoas. Eu sempre tiro os sapatos ao entrar em casa, não necessariamente na porta, algumas vezes um pouco depois de entrar, me sinto bem, na verdade amo ficar descalça.

    Obrigada por nos trazer mais esta delicadeza, querida.

    ResponderExcluir
  6. Sandra, adorei saber desses costumes delicados.
    Sabe, sei que por mais gratos q sejamos e mesmo
    tendo saído do Brasil por vontade propria, é
    complicado a adaptação e sentimos muita falta do
    jeito brasileiro de ser. Sinto que voce esta cada dia
    mais madura e em harmonia com suas escolhas e sabe extrair
    de tudo o melhor para sua vida pessoal.

    Vou ficar no aguardo de mais post´s falando sobre as delicadezas
    que fazem a diferença em qualquer Pais.

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá minha querida esposa.Belo post, isso é a pura verdade.Parabéns!
    Vim lhe visitar, deixar meu abraço e colocar meu bloco na rua. E dizer-lhe que sua "Escola" é tudo de bom.Nota 10 em todos os quesitos, 10 em "harmonia", 10 em "alegorias", 10 em "adereços" e principalmente 10 pelo "conjunto". Que sua "evolução" nunca se dissipe e que você seja sempre a campeã desse samba-enredo chamado "Vida".Nessa folia, sou arlequim de sua paz e de sua alegria em viver.Conte comigo para convencer os jurados, de que sua "Escola"(blog) é NOTA DEZ em tudo.Bom Descanso!!! Rubi Valente.
    www.valentebrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sandra, adorei conhecer esses hábitos, e quero saber mais e mais.
    Chá verde, nunca experimentei.
    Ah se aqui em casa os meus pequenos tirassem o calçado antes de entrar em casa, eu não teria tanto trabalho na limpeza,rsrsrs.
    Quanto ao agradecer, concordo, tem gente que acha que não fizemos mais do que a obrigação, e isso é muito ruim, eu procuro sempre agradecer aos favores recebidos, em dobro já fiz algumas vezes ao recordar junto a pessoa o momento do acontecimento.

    Enfim, gostei muito.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  9. Olá Girassólica Sandra,bemvinda aos campos nossos de girassóis,onde semeamos e a amizade cultivamos,entre solidariedade afeto,respeito e a arte do viver!
    Paz
    Alegria
    Ricardo e regina

    Viva la Vieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  10. Sandra, fugindo um pouco do tema do post mas ocorreu-me um pensamento enquanto lia. Considero o Brasil um paraíso por sua natureza generosa mas o Japão, mesmo com seus graves desastres naturais, tem o povo merecedor do paraíso. Não conheço um japonês mal educado. Todos são gentis, generosos e amáveis, cuidam do país, trabalham muito e ainda repartem com o mundo seus belos hábitos. Meu querido irmão, que já partiu, esteve duas vezes no Japão à trabalho e meu filho pretende dentro de dois anos, fazer uma viagem de turismo à essa linda terra das cerejeiras em flor.
    Linda declaração de amor do seu querido esposo, Rubilar. Vocês três, Sandra, Rubi e Nina formam uma linda família e é um grande prazer tê-los como amigos.
    Lindo final de semana,
    Beth

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandra!
    Amei as dicas.
    Tudo de bom para você e seja sempre muito feliz.
    Beijinhos no coração

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra

    vi uma interligação em todos os hábitos, a expressão da alma delicada que respeita o outro, dos japoneses.

    Um beijo, Sandra!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sandra! Um amor teu blogue, adorei os gifs animados com gatinhos, onde conseguistes?

    ResponderExcluir
  14. Adorei estes 4 hábitos. Eu tento beber chá verde para emagrecer mas o gosto é meio ruinzinho, vou continuar tentando. Aqui em casa é impossível dixar sapatos na entrada porque o Barum come...ele já pegou sapatos de visitas e foi muito chato ! Esse cão não tem a menor educação...mas eu garanto que eu sou uma pessoa que gosto muito de agradecer sempre, mesmo que não tenham feito mais do que a obrigação. Achei super interessante o hábito de trazer um souvenir para as pessoas que gostamos, vou tentar fazer isso sempre que possível. Eu tenho o sonho de conhecer o Japão um dia e adoro conhecer mais sobre este país tão bonito.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  15. Olá Sandra
    Gostei muito de saber estes 4 hábitos japoneses,eu adorava conhecer o Japão, vou tentar criar esse hábito de tirar os sapatos era óptimo, obrigada por compartilhar connosco.
    Beijinhos um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. cantinho de paz! Gostei e agradeço sua existência!
    bjs na alma

    ResponderExcluir
  17. Olá Sandra bom dia:

    Grato pela visita a meu blog, e aqui nesta
    minha visita a este cantinho gostei deste
    blog que está muito lindo com lindas imagens
    e bem animado.

    Sobre este post, está muito bom, pois esse hábito
    de tirar os sapatos à entrada na casa eu já
    o conhecia à muito tempo, quanto aos outros eu
    desconhecia.

    Vou seguir este blog que desde já o admiro bastante.

    Pelo que aqui vejo, este blog tem muitos seguidores
    o que faz dele um blog de valor da parte de quem
    o visita.

    Bjos, muita saúde e tudo bom te desejo amiga.

    De Portugal para o Japão vão da minha parte
    saudações de muita paz e alegria.

    Até à próxima.

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Sandra como vai?querida eu admiro por de mais os costumes,hábitos e a educação no seio familiar dos japoneses.Vendo,tirar os sapatos antes de entrar na casa realmente diminue muito a sujeira.Mas vou te dizer uma coisa,aqui no Brasil,é difícil em?.
    Mas em todo caso não custa tentar né?.
    Estamos no carnaval e te desejo muitos confetes e serpentinas de muita paz e felicidades.
    Acredite estou no pc e vendo os desfiles das escolas pela tv.
    Fique em paz.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Olá Sandra, vim agradecer a sua visitinha, obrigada, e dizer que adorei o seu cantinho encantado viu, parabéns pelo Blog iluminado que você tem...beijos de confete para você...

    ResponderExcluir
  20. Oi Sandra querida adorei esse post, e realmente tem certas culturas japonesas que deveriam ser adotadas por todos nós. Isso se chama respeito, gratidão e educação com o alheio. Tenho vários amigos japoneses e de fato, são muito educados e gratos por toda a vida. Lindo post.ótimas dicas. Bjos

    ResponderExcluir
  21. Vim agradecer seu carinho em meu blog. E olha adorei esse post - precisei chamar o marido para ler...rsrs Eu sou filha de negro com indio/bugre, e tenho os olhos pequenos levemente puxados. Todos acham que sou descendente de japones. E por viajar sempre com maquina fotografica a tiracolo fazendo umas 1000fotos por dia, marido e filha me chamam de japa. Quando vi a questão dos habitos cheguei a conclusão sou um pouco japonesa...rsrs Só preciso adquir o habito de tirar o sapato antes de entrar em casa, concordo que seria muito mais higiênico. Ah! e beber o chá verde em dose industrial, atualmente só consigo em doses homeopáticas...kkk

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Contigo vivendo e aprendendo, a cultura japonesa,sob todas as óticas,é uma academia superior ad infinitum de aprendizagem,conheces a Hana??? e seus blogs????

    Hugs

    Re e Ri

    ResponderExcluir
  23. Oi Sandra! Adorei o seu blog! A cultura japonesa me fascina, já conheço um pouco através do Alexandre Imamura do Lostin Japan e esse seu cantinho já me conquistou! Vou levar o selinho e linkar no meu blog! Bjusss

    ResponderExcluir
  24. Que bacana, amiga!!! Adorei as sugestões neste post... Estarei adotando algumas delas em minha vida.rs.rs...
    Beijocas e abraços carinhosos!!!

    ResponderExcluir
  25. costumos dizer que o nascedouro da maldade reside na falta da pratica da bondade em pequenos atos. Seu post dizem muito bem sobre isso. Bjos.

    ResponderExcluir
  26. Um Olá da França
    obrigado pela sua entrada no blogspot diretório!
    que irá permitir uma aproximação entre países diferentes, pessoas diferentes, também se perdermos endereços. E eu posso te ajudar, para algumas aplicações para blogs
    Ele está em sua infância, e se há melhorias a fazer, eu sou totalmente a sua disposição
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Quanto mais pessoas e mais oportunidades ele vai dar, você está de alguma forma os embaixadores deste blog é que você também tem que fazer depois que seus contatos saibam, estou apenas através
    amigável
    Chris

    ResponderExcluir
  27. Passei por acaso, mas vou voltar sempre por opção,valeu pelas importantes dicas do modelo de vida sempre inteligente e eficaz dos japoneses.Beijo com carinho de leitor.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  28. Amiga Sandra excelentes sugestões. Realmente a cultura e forma de estar na vida do povo Japonês é extraordinária.
    Bom restinho de domingo e uma excelente semana.
    Nas asas da amizade envio um abraço bem apertadinho e um grande beijinho.
    Maria

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, Sandra
    Muito obrigada pelos parabéns à minha «CASA».

    Achei muito interessantes estes hábitos japoneses, para além de muito saudáveis e agradáveis.

    Tomo muito chá verde, e estou convencida que a ele devo ter baixado o meu colesterol, já que não tomei qualquer medicamento, apenas chá verde, e os valores baixaram. Continuo a tomar.

    Tirar os sapatos da rua ao entrar em casa é um hábito muito bom. Note que cá há ginásios (vcs chamam academia... penso) onde não se podem usar os ténis que se trazem na rua.

    Esse hábito de presentear acho muito simpático. É bom saber que os nossos amigos não nos esquecem nem mesmo quando viajam :)

    E, para fazer honra ao outri hábito, o do agradecimento... mais uma vez muito obrigada peloa parabéns à minha «CASA»... :)))

    Um GRANDE beijinho

    PS - Estou levando o selinho (sem pedir...) para a Minha Colecção de Selos.

    ResponderExcluir
  30. ...Sandrinha linda,
    eu adoro chá verde, adorei sua
    doce visita lá em casa, e
    adorei tudo que ví por aqui.

    voltarei com certeza, se você
    me permitir, é claro!

    bj, linda!

    ResponderExcluir
  31. Oiee!!
    É chá verde tbém não sou muito fã, gosto tbém de chá mate e se tiver umas gotinhas de limão bem geladinho,hummmm.
    No mais os orientais são extremamente sábios compartilhando de sua cultura.
    Bom carnaval...Bjs♥Paz!!

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Depois que visitar o seu blog!
    Desejo-lhe um grande começo desta semana, enquanto lhe agradecendo por sua fidelidade ao meu blog
    Vejo vocês em breve espero
    cordialmente
    Chris
    http://sweetmelody87.blogspot.com/
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/


    Meu dia presente que você pode usar para o seu blog!
    http://nsm02.casimages.com/img/2009/08/30/090830110059505744347498.jpg

    ResponderExcluir
  33. Perfeito, Sandra!

    Já sou admiradora dos costumes japoneses há algum tempo. E essas coisinhas simples fazem sim toda a diferença na vida. E não custa nada!

    Ótima semana pra vc, beijossss

    ResponderExcluir
  34. Sandra, eu amo o Japão, é um dos meus maiores sonhos conhecer algum dia!
    Pra mim, esse hábito de entrar sem os sapatos é maravilhoso! Quem dera aqui no Brasil fosse assim, se você visse como as pessoas aqui não tem educação, taí o carnaval que não me deixa mentir... Eu fico até envergonhada com o modo como as pessoas se comportam. E o suvenir então! De tanto bom gosto e acolhimento tanto pra quem oferta, quanto pra quem recebe. O povo aqui mal sabe agradecer alguma coisa. Bom, nem todo mundo, mas a maioria é salve-se quem puder! Obrigada pelo comentário! Estou sem tempo para blogar ultimamente! Grande abraço!! Holly

    ResponderExcluir
  35. QUERIDA SANRINHA
    QUE LINDO ESTES HÁBITOS. GOSTO DO TAPETE PORQUE AQUI TENHO UM EM CASA MAIS AS PESSOAS NÃO GOSTA QDO VC PEDI PARA TIRAR OS SAPATOS,ACHO QUE AQUI NO BRASIL DEVEMOS TER OS SENSO DE HIGIENE. AMIGA AMEI A BELA MÚSICA SUPER GOSTOSA. BJS FICA COM DEUS

    ResponderExcluir
  36. Olá querida amiga virtual !! Quanto tempo que não passo por aqui, mas sempre que venho é uma doce e agradável surpresa !
    Amei esta postagem e adorei conhecer este hábitos que mostram condutas além de úteis, muito sábias.
    Linda a iniciativa de agradecer mais de uma vez, um gesto tão simples que com certeza enriquece os laços e demonstra humildade e generosidade, muito bonito isso !
    Também gostei muito da prática de trazer algo para os que amamos da viagem, costumo fazer isso, e vejo que mesmo quando é algo super simples, as pessoas ficam muito felizes em perceber que lembramos delas, um maravilhoso gesto de carinho que sem dúvidas, faz a diferença :)
    Chá verde nunca tomei, mas sempre ouço falar dos benefícios, vou experimentar ;)

    Obrigada por compartilhar conosco,
    Um super beijoooooooooo e que sua semana seja de alegrias !!!

    ResponderExcluir
  37. Hábitos simples, mas que fazem a diferença. Gostei de saber mais um pouco desta cultura tão cheia de encantos.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Sandra adorei teu post.
    Na verdade, ando bastante aborrecido com o Brasil e seu jeito de ser. Por isso mesmo talvez não aprecie carnaval.
    Trabalho com o público e estou bastante decepcionado, com a falta de educação, com a banalidade e a vulgaridade que impera por aqui.
    Sinta-se feliz por estar no Japão sim! Pois aí, acredito que você não vai emporcalhar os ouvidos com funk, com palavreados chulos, e com a tal da malandragem do tal jeitinho brasileiro.
    Tudo isso me enoja e tenho vergonha por saber que aqui as coisas vão de mal a pior.
    Meu filho me disse que na escola onde leciona, até certas professoras andam com insinuações maliciosas com alunos dizendo que o pai de fulano de tal é “gostoso!”
    Que tristeza Sandra!!
    Creio que me daria bem no Japão, pois abomino aquelas rodinhas de homens velhos e sebosos fofocando da vida alheia.
    Outra coisa, admiro esse costume de tirar o sapato na entrada de uma casa. Não só pelo fator higiene, mas pelo respeito ao recinto em que você adentra!
    Um grande abraço e um beijo. Obrigado pela visita! Obrigado!

    ResponderExcluir
  39. Olá,obrigada pela sua visita,adorei seu cantinho também.
    Já estou a seguir-te
    Abraços

    ResponderExcluir
  40. San, todos deveriamos ser educados assim, pena que nos brasileiros achemos todo esse ritual besteira. Eu acho lindo! Beijos

    ResponderExcluir
  41. Culturas diferentes, hábitos diferentes...aprendemos muito com a cultura japonesa e obrigada pelas maravilhosas dicas. Todas são muito boas e importantes. E...beijinhos na Nina, aquela gatinha lindinha!!! Um beijo no teu coração. Suzana.

    ResponderExcluir
  42. —.•:*¨`*:•. .•:*¨`*:•. – Pouca coisa é–::: …….. /\\\\,,,/\\\\ …….. ::: – necessária para–*: ……. (=“;“=) ……. :* – alegrar o dia de um amigo.—*•“ … (“)_(“) … “•* – Basta dar uma——*,. ……………. .,* – passadinha———*•, …….. ,•* – e dizer Oiiii… Eu————-`°?°´ – não esqueci de você!!!`•.¸ Todos os dias olhamos pro céu( `•.¸ em busca do nosso anjo da guarda..`•.¸ ) E esquecemos que ao nosso redor(.•´*´¨) já está cheio deles…¸.•´•*´.•*¸.•´¸•*´.•* São os anjos sem asas que¸•´¸.*´¨¸.•*¨ chamamos de AMIGOS..!¸.´¸.*´¨) ¸.•*¨)(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)..
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Olá Sandra
    Muito obrigada pela sua companhia!
    É que sinto um especial fascínio por esse país, tendo, dizem, traços nipónicos!
    Depois acho que todos os costumes são pertinentes. Trazer recordações...trago. Na casa de meus pais deixava-se sim os sapatos da rua ou do jardim à entrada. Tomo imenso chá verde sendo o que mais aprecio. Um senão! É excitante quase tanto como o café! Mas...há sempre um mas...Dizer obridgada só digo no dia! Repetindo, esta parecendo que estou a bajular. É esse o sentido que pode passar. Não que me custe, não. Acho que entre os maiores defeitos há dois de que não gosto.Injustiça e INGRATIDÃO. Mas estou completamente de acordo. Agradecer sempre. Muito!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito desse post, Sandra...

    São hábitos simples e principalmente hábitos que mostram a atenção, o carinho para com o nosso próximo...Lindo!!

    beijinhos,

    Lígiaˆ◡ˆ

    ResponderExcluir
  45. Nossa! Estou encantada com seu blog e amei este post em especial, com esses 4 costumes japoneses!!! Realmente são hábitos a serem cultivados. Para mim o mais dificil é a questão dos sapatos...mas achei tb importantíssimo.
    Obrigada por sua visita e por me conduzir até aki.
    Abçs
    Libélula.

    ResponderExcluir
  46. Querida Sandra,

    Obrigada pela visita. Entrei aqui apressadamente e as flores de cerejeira me emocionaram. Fico devendo um poema, estou apressada, mas esteja certa de que sempre virei aqui.

    Parabéns pelo blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  47. Ola minha querida vim conhecer seu cantinho
    no Japão,adorei essas dicas,são otímas,e
    agradeço a sua visita volte sempre...vou
    fazer como vcs fazem ai...Obrigado,obrigado
    obrigado abraços com carinho Rita!!!!

    ResponderExcluir
  48. Sandra muito legal saber de algumas coisas do Japão, amiga obrigada por estar me seguino já estou te seguino também, beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. SANDRA,
    O jAPÃO E SUA CULTURA MILENAR TEM MESMO MUITO A NOS ENSINAR!!
    BEM VIN A AO MEU CANTINHO!!
    :D

    ResponderExcluir
  50. Belas dicas, dizer obrigada é fundamental mesmo, a educação com certeza é nosso cartão de visita, chá verde já tomei, mas pouco, vou ver se passo a tomar mais vezes, quanto a sapatos, aqui em casa ficam na porta, já deixo o chinelo próximo, não guardo calçados dentro de casa, são imundos, mas o duro são as visitas, se falarmos podem se ofender, o que faço é passar um bom pano depois que vão embora, seria bom se esse costume fosse usado aqui e aos suvinirs, lembrar de alguém é um belo gesto com certeza, e como disse não tem que ser caro.

    ResponderExcluir
  51. olá querida! Obrigada pela sua visita e carinho! Gostei muito do seu blog e já estou seguindo!:) Ofereço meu award e link e todos os miminhsoq ue quiser trazer!
    bjinhos e continuação de boa semaninha!

    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Sandra, minha linda, vc não sabe como estou feliz com sua visita ao meu blog, vim correndo conhecer seu cantinho, e eu adorei!! é tudo muito acolhedor e aconchegante. Amei os 4 hábitos Japoneses. Vou tentar seguir alguns (rsrsrs).
    Minha linda já te sigo com muito carinho, e voltarei mais vezes. Espero sempre sua visitinha tá?
    神は常にあなたを守る可能性があります。

    ResponderExcluir
  53. Uma Cultura cheia de encantos...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  54. Gostei muito da coerência dos costumes japoneses, sempre primando pela delicadeza e bem-estar.
    Tenho dúvida do que seja o chá verde - um chá especial ou qualquer que seja verde, tipo hortelã?
    Eu gostava de adotar o costume de colocar os sapatos sujos da rua na soleira da porta, mas parecerei uma maníaca. Os ocidentais não entendem certos cuidados.
    Bom restinho de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  55. gostei muito desses hábito sai dos japoneses, porém o meu chá verde eu prefiro em cápsula.Odeio qualquer chá. um beijinho pra Nina

    ResponderExcluir
  56. Que lindoooooo!Jardim de Paz e Amor,que aqui encontrei,Sandra grata por me
    encontrar,que bem no fundo do meu peito não sei explicar tenho algo com além Mar
    ,com Sol nascente.Sua casa é muito linda e aconchegante.Expressiva matéria e alguns
    hábitos os conhecia,tinha uma amiga (Maria)e com ela muito aprendi...Um Dom,não está apenas
    nas escritas.nos poemas.Um Dom está no ar que respiras,na essência que espalhas,está
    em cada toque deste Blog que você se inspirou e o compos.Felicidades.Bjus\Flor.do Jardim do Amor**

    ResponderExcluir
  57. Olá Sandra...passei e fiquei no seu Blog também...adorei as curiosidades, belas fotos, informações deste país que acho maravilhoso e rico de cultura milenar, adoro!
    Vou ler mais para trás...e passear nas belas imagens de flores e paisagens, parabéns!
    Bjs, ótima quinta-feira com muita energia positiva para o dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  58. Obrigada pela linda visita Sandra.
    Fiquei muito feliz!

    Muito lindo seu cantinho, voltarei sempre!

    Grande Beijo.

    ResponderExcluir
  59. Amei conhecer este outro blog,mais um para minha lista, parabéns pelo seu belo trabalho!
    Edilene

    ResponderExcluir
  60. Eu adoro essa educação que o povo japonês possuí. Qdo morei em ps convivi com alguns japoneses, descendentes então vários...até as crianças são. Os brasileiros deviam aprender isso, ja que muitos são apreciadores da cultura japonesa. Bj Sandra e pra Nininha um ron ron he,he,he

    ResponderExcluir
  61. Oi amiga, achei seu blog lindo, já estou seguindo e sempre que puder passarei por aqui, trabalho com artesanato em eva, venha conhecer meu cantinho ficarei muito feliz.

    Não deixe de curtir minha página no Facebook se puder tá.....bjs

    valartesdigitais.blogspot.com

    Val

    ResponderExcluir
  62. sou grande admiradora do Japão e do povo japonês pela educação, pela inteligência, pelo sentimento de grupo. de todos os hábitos que citaste sempre achei genial o fato de não entrarem em casa com os sapatos usados na rua, isto é muito inteligente e higiênico.
    Muito legal este teu outro blog, beijos :)

    ResponderExcluir
  63. Lindíssimo blog, conheço muito bem os costumes dos japoneses, pois me casei com um mestiço, meu sogro japonês que se casou com uma brasileira descendente de espanhóis, (ambos estão no mundo espiritual), amos os costumes e aprendi e alguns ainda os pratico, ou melhor, agradeço muito, trago lembranças aos amigo quando viajo, gosto que tirem os calçados quando chegam da rua, é um povo que amo e admiro muito!
    Obrigada por sua visita em meu blog, agora somos amigas!
    Abraços!
    Ivone

    ResponderExcluir
  64. Querida Sandra , agradeço o carinho da sua presença no meu cantinho!!!
    A Nina é linda!!
    Que maravilha esta oportunidade de conhecer um pouco mais da sua cultura tão rica!!!
    Com certeza estarei sempre por aqui!!!
    Obrigado pelo convite!!

    Meu abraço !!!

    ResponderExcluir
  65. Conhecer o mundo a nossa volta,
    é de bom grado. Fico a seguir-te,
    conhecendo mais e mais, cada
    espaço.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  66. Querida bons hábitos e de extrema sabedoria. Sinceramente acho esse pais de pessoas de cultura interior abençoada. bjim, saudades de ti, se cuida.

    ResponderExcluir
  67. Oi, Sandra, sou a Su do blog Criando Juntos, vim agradecer seu carinho por lá. Quer dizer que além daquela gatinha fofa, você também tem esse cantinho mágico aqui!? Adorei e já estou seguindo. Quanto aos 4 hábitos, o chá verde me acelera o coração, mas adoraria tomar, pois amo chás! Dizer obrigada é sempre muito bom, gostei da visão no japão. Tirar os sapatos eu amaria se isso virasse uma realidade aqui em casa... sempre admirei esse hábito, e trazer lembranças das viagens, coisas simples mas com um significado especial eu já faço, é muito gostoso dar presentinhos, pequenos mimos para quem gostamos.

    Beijinhos pra ti e ótimo final de semana por aí.
    Su.

    ResponderExcluir
  68. Sandra minha querida! Quero hoje te oferecer um presentinho.
    É um Selinho, que vai combinar com seu cantinho que é uma obra de arte.
    Espero que vá pegar tá?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  69. Oi Sandra! Amei seu cantinho. Simplesmente lindo! Vim retribuir a visita. Também estou te seguindo e levando seu link. Deus a abençoe. Beijos...

    ResponderExcluir
  70. Oi Sandra!
    Que bela surpresa e prazer em conhecer vc e seu cantinho muito lindo.
    Amei suas palavras, suas postagens, seu jeito de ser.

    Fico feliz que queira participar sobre A flor maior do mundo.È um vídeo com bela mensagem e bela apreciação das minhas amigas.
    Assista e se gostar, divulgue. Façamos uma bela corrente.
    Ofereço a vc o meu selinho do blog pela admiração e amizade que estou sentindo ao conhecer vc.

    Siga-me...já sou sua parceira e seguidora.
    Estarei levando a pomba da paz comigo.
    Linda iniciativa.

    Felicidades aí no Japão.
    Bjos, Rosangela
    Conte comigo!

    ResponderExcluir
  71. Oi Sandra, gostei muito do teu blog. Admiro demaaaaaaais a cultura, a educação e o respeito do povo japonês. O povo brasileiro tem muito o que aprender com os orientais. Na minha casa aplico o segundo hábito: eu só entro com um chinelo que uso somente dentro de casa..... meus sapatos, tênis e sandálias ficam para o lado de fora da porta e troco cada vez que entro e saio. Faço isso por três motivos: 1- todo tipo de contaminação que eu possa evitar levar para meus cats eu evito mesmo! 2- meus cats andam pela casa e depois passeiam pela minha cama...... seria bem anti higiênico se eles estivessem com as patinhas sujas! e 3- minha casa é sagrada pra mim!!! Tem gente que não entende, que acha frescura e eu já recebi pessoas que se recusaram a tirar os sapatos para entrar...... resultado: fechei os cats no quarto e lá fui eu com água e desinfetante limpar tudo...... mas agora estou mais dura em relação a isso: se não tirar sinto muito mas não entra! (salvo em raros casos, mas sempre com limpeza posterior). Beijos! Fran

    ResponderExcluir
  72. Oi Sandra, adorei sua visita. Obrigada. Também adorei a Nina, o Otto e o Tuffy acharam ela uma gatinha... rsrsrs.
    Que legal conhecer o seu blog, a cultura japonesa é tão rica mas confesso que conheço pouco. Acho que vou passear bastante por aqui.
    Aqui em casa cultivamos apenas dois dos hábitos, o chá verde e o souvenir. Ainda colocarei em prática a dos sapatos um dia.
    Bujus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que mimo esta postagem....Eu me daria bem no Japão pq adoro pequenas ternuras adoro chá....Venha conhecer meu blog de poesias pensareagirkrika.blogspot.com. Ofereço meu selinho pequena sternuras, esta na coluna a esquerda mais para baixo.

      Excluir
  73. Adorei saber sobre estas curiosidades,Sandra
    Achei interessante que no Japão se agradece 2x
    Muito legal, isso
    Uma abençoada semana para você
    Beijinhos para tí e afagos para a Nina
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  74. oi minha flor , faz tempo nao passava por aqui!!amei as cuatro coisas para nao esquecer nunca na vida, e verdade deverian fazer parte da vida de todo mundo!!!!!!
    venha buscar um selinho que fiz com muito carinho para festejar minhas 100 primeiras seguidoras e gostaria de compartir com voce!!!!!!!!!

    beijos de fresias e lavandas*********
    regina iara

    ResponderExcluir
  75. Amei os quatro hábitos. O do sapato,então,é muito show!!Faz todo sentido pois nas ruas pisamos em milhares de áreas altamente contaminadas. O souvenir "chocolate"...hummm...delícia D+, Agradecer mais de uma vez, isto é realmente gratidão; o chá verde ainda não experimentei...rs.
    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  76. Realmente 4 hábitos muito louváveis e saudáveis.
    Beijinho e obrigada por acompanhar meu bloguinho...

    ResponderExcluir
  77. Gostei bastante! Nada como conhecer outras culturas, outras formas de pensar e outros hábitos.

    Tenho a maioria destes hábitos que fui adquirindo com o passar do tempo

    Abraços

    ResponderExcluir
  78. Olá Sandra! Estou adorando o "seu cantinho" e já seguindo! Aqui em casa mantemos alguns hábitos que vc mencionou: o de trocar ou tirar apenas o calçado que vem da rua (tenho um tapetinho na entrada do hall onde ficam os calçados que tiramos ao chegar da rua, e ao lado, os chinelos - havaianas ou pantufas - pra usar dentro de casa); também tomamos chá diariamente, o dia inteiro - o chimarrão; e, finalizando, sempre trazemos lembrancinhas para amigos próximos e familiares qdo viajamos. Contudo, o hábito que mais me trouxe reflexão em seu post é o da gratidão. A gente até lembra das coisas, mas nem sempre externa a gratidão às pessoas e é uma atitude muito importante. Faz bem a quem é grato e a quem é o objeto da gratidão!! Me fez pensar em sempre lembrar o q os outros fizeram por mim!
    Tem um outro hábito japonês, se não me engano, de que qdo vc visita alguém, sempre leva um presentinho. Este tb temos, desde pequenos... qdo o dindin era escasso, minha mãe levava flores do jardim, ou o pedaço de um bolo q tinha assado, legumes e frutas do pomar... pequenas tradições que custam pouco mas revelam a importância q damos às amizades né?

    Beijinhos, querida, e obrigada pelo carinho lá no blog!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  79. Acho muito legal conhecer um pouco dos hábitos de outros lugares, faz a gente refletir.
    Continue contando mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  80. Adorei esta postagem
    Tenho uma vizinha japonesa que toda vez que viaja, na volta ela traz doces pra nós em agradecimento por nós cuidarmos da casa dela!! E eu me cabo nos doces! hehehehhehe
    Eu costumo retribuir favores com visitas ou origamis, não há quem não goste!! ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  81. Amada Sandra,

    Que a Paz do Senhor Jesus esteja contigo.

    Parabéns pelo Belo Blog. Cheguei e ja me apaixonei por ele.E a postagem nem se fala....lindos estes costumes.....penso firmemente coloca-los em prática.

    Muito grato por seguir o meu modesto Blog. Já tem um "selinho" para vc,ok?

    Um forte Abraço

    Pastor Edinaldo Domingos

    ResponderExcluir

Deixe o seu ♥♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...